Dra Maria Claudia Machado

Especialidades

Coroa Estética

ou Prótese Metal Free

Houve um tempo em que sorrir e mostrar aquele reluzente dente de ouro tinha seu charme, mas hoje ter um belo sorriso significa ter dentes brancos, e quanto mais branco melhor.
Em decorrência dessa necessidade, porcelanas e resinas estão conquistando cada vez mais adeptos com o objetivo de deixar o dente “falso” mais parecido com o verdadeiro.

As próteses metal free se diferenciam das convencionais pelo fato de não possuírem estrutura de reforço metálica. Algumas dessas próteses possuem estrutura de reforço com material de coloração semelhante ao dente, alumina ou zircônia quando se trabalha com porcelana, ou fibras de vidro no caso das resinas. Esta estrutura é importante pois próteses puras de resina ou porcelana correm maior risco de fratura.

A vantagem da substituição do metal está no fato de a maioria das próteses com infraestrutura metálica ser confeccionada com ligas não nobres, que sofrem corrosão e oxidação, comprometendo a estética em curto espaço de tempo.
As cerâmicas possuem grande estabilidade e cor, brilho e polimento, tendo durabilidade estética muito superior a resina, entretanto, como grande desvantagem, seu custo é maior, pois é um material com técnica de confecção e equipamentos complexos.
Porém hoje em dia, os materiais resinosos tem apresentado melhorias substanciais e tanto a dureza quanto a durabilidade vem aumentando bastante, possuindo por sua vez boas vantagens em relação à porcelana, pois as resinas são capazes de absorver (amortecer) o impacto dos dentes durante o toque entre eles, o que é crítico na porcelana porque ela é muito dura.

Porém é importante obedecer suas limitações pois, próteses fixas muito extensas ainda requerem a utilização do metal como infraestrutura e pacientes portadores de parafunções (roer unhas, ranger ou apertar dentes) requerem do profissional cautela, pois estes fatores podem comprometer a longevidade dos trabalhos, sendo indicado o uso de placas de relaxamento para alívio da sobrecarga nos dentes, mas quando bem indicadas e confeccionadas, estas próteses são uma ótima opção, com resultado duradouro e excelência estética.

Fonte:  
– Revista APCD, V.58, n.6, p.407-15, 2004.
– JBC, V.6, p.35, p.381-385, 2002

Rolar para cima