Dra Maria Claudia Machado

Especialidades

Periodontia

Gengivas sadias não sangram!

A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana. Os primeiros sinais são: sangramento durante a escovação e ao passar o fio dental, presença de vermelhidão e inchaço nas gengivas, dentes amolecendo ou mudando de posição, halitose (mau hálito) e gosto ruim na boca. 

Em fumantes costuma ocorrer de forma silenciosa, sem esses sinais característicos, porém é extremamente agressiva.

A doença periodontal se inicia com a gengivite, que nada mais é que o constante acúmulo de placa bacteriana gerando inflamação e sangramento da gengiva e se não tratada poderá progredir para uma periodontite.

periodontite já é um estágio mais grave da doença periodontal, onde ocorre a formação de tártaro aumentando a inflamação e gerando perda óssea. A evolução deste processo, quando não tratado causa perda dentária. Alguns fatores podem agravar a doença, como fumo, diabetes, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais decorridos da gravidez, entre outros.

O tratamento da doença periodontal é realizada pelo dentista através de profilaxia (limpeza) nos casos de gengivite e raspagem do tártaro quando se tratar da periodontite. Em casos mais graves o tratamento cirúrgico também poderá ser necessário.

Para prevenção e manutenção da saúde periodontal é necessária a escovação bem feita e o uso do fio dental, após as refeições e visitas periódicas ao dentista.   

Rolar para cima